Muito se ouve falar, mas de fator, poucos sabem o que realmente se trata e qual a importância de uma inspeção predial. Sabendo disso, decidi escrever para elucidar as dúvidas e questionamentos sobre esse tema tão importante.
Esse artigo é para você que é síndico, gestor condominial, engenheiro, arquiteto e todos envolvidos na prestação de serviço de inspeção predial.
Para compreender o papel de uma inspeção predial recomendo uma reflexão sobre a importância de um check-up médico, com um clínico geral, para garantir que nossa saúde esteja sendo monitorada, e em caso de problema, seja previamente detectado e tratado da melhor maneira.
Bem, essa compreensão sobre o checkup médico é facilmente assimilada pelos usuários do serviço saúde. E por isso gosto dessa analogia, afinal de contas a própria norma ABNT NBR 16747:2020 define a inspeção como um serviço que “ocupa a função de um exame “clínico geral” que avalia as condições globais da edificação e detecta a existência de problemas de conservação ou funcionamento”.
Então, assim como o corpo humano precisa ser monitora, investigado e tratado, as edificações também precisam. A aferição de pressão e temperatura, exames de sangue e o eletrocardiograma são substituídos pela aferição de pressão na rede hidráulica, termografia, percussão, aspersão de fenolftaleina, e muitos outros.
Para a realização desses ensaios e análises sensoriais, o profissional habilitado é o arquiteto ou engenheiro civil. Mas habilitado não significa qualificado, então, além de legalmente habilitado, o profissional deve ser especializado na área para que possa desenvolver o serviço da melhor maneira possível.
A grande vantagem da inspeção predial é servir como exame de rotina para verificar falhas de uso e manutenção e anomalias construtivas que ainda nem foram notadas, mas um profissional devidamente habilitado e acima de tudo qualificado, possa identificar e analisar.
Então uma inspeção não deve ser confundida com o escopo de uma perícia, pois a inspeção deve ser feita de forma a analisar os problemas constatados, enquanto a perícia deve investigar um, ou mais problemas definidos, que já se consolidaram.
Assim como um checkup médico pode e deve ser feito periodicamente para atestar saúde plena, a inspeção deve ser realizada de forma preventiva para constatar, ou não, integridade dos sistemas construtivos. Dessa forma a inspeção servirá para ajudar a gestão condominial na programação das manutenções prediais.
Trata- se, portanto, de trabalho com finalidade de instruir a gestão de uso, operação e manutenção da edificação, sendo certo que não se presta ao objetivo de instruir ações judiciais para asserção de responsabilidades por eventuais irregularidades construtivas. (ABNT, 2020)
A norma da ABNT, traz o papel da chamada inspeção especializada, que nada mais é do que uma inspeção específica com uso de equipamentos e profissional especialista em determinada área. Por exemplo, uma inspeção especializada na fachada para verificar se o sistema continua íntegro e aderido, exige um ensaio de percussão ou até mesmo um teste de resistência a tração (arrancamento). Essa pode ser definida como uma inspeção predial especializada em fachada.
3.14 inspeção predial especializada processo que visa avaliar as condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade de um sistema ou subsistema específico, normalmente desencadeado pela inspeção predial, de forma a complementar ou aprofundar o diagnóstico(ABNT, 2020)
Então a inspeção predial é serviço fundamental para monitoramento dos sistemas e subsistemas da edificação, identificação e análise das falhas e anomalias, prevenção contra agravamentos dos problemas e planejamento da gestão de manutenção predial.
5 comentários para esse post