• (98) 9118-5446
  • contato@spotcursos.com.br

Manifestação Patológica ou Patologia?

Blog: Patologia da Construção
Manifestação Patológica ou Patologia?

Qual é o problema, a febre ou a infecção de garganta?

Este POST será bem diferente, pois não tratarei especificamente sobre nenhum assunto técnico, mas apenas sobre um esclarecimento semântico de dois termos muito usados e bastante confundidos: Patologia e Manifestação Patológica.

Bem, venho participando de muitas discussões sobre patologia construtiva e percebi que é muito comum o equívoco na colocação dos termos, por parte dos engenheiros e arquitetos. Para contribuir de alguma forma para essa homogeneização no meio técnico, venho esclarecer de vez a diferença entre os dois termos.

O termo patologia, entende-se como o ramo da medicina que estuda as doenças e busca o entendimento da sua origem, sintomas e natureza (FACUNDES NETO, 2008).

Na construção civil, esse conceito deve ser adaptado para a realidade da área, fazendo uma analogia entre os sistemas do corpo humano e das edificações. A estrutura dos prédios e os ossos humanos, as instalações hidráulicas e a circulação sanguínea, o revestimento da fachada e a pele, são analogias que podemos fazer entre as construções o corpo humano (FACUNDES NETO, 2008).

"Desse modo, a patologia nas edificações se dedica ao estudo de anomalias ou problemas (possíveis doenças) do edifício e as alterações anatômicas e funcionais causadas no mesmo. Estas doenças podem ser adquiridas congenitamente, ou seja, durante a execução da obra (emprego inadequado de materiais e métodos construtivos) ou na concepção do projeto, ou mesmo serem adquiridas ao longo de sua vida. A morte da estrutura neste caso seria comparável à sua ruína" (SILVA, 2011).

O IBAPE-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), define a patologia construtiva como sendo o “estudo que se ocupa da natureza das modificações estruturais e ou funcionais, produzindo anomalias construtivas” (IBAPE-SP, 2011).

Observa-se que em todas as definições feitas pelos autores citados, a patologia construtiva é conceituada como sendo parte da ciência que estuda as anomalias e falhas da construção. Logo, o termo logia, que em grego significa estudo, é bastante apropriado como sufixo da palavra.

Após apresentar a conceituação referenciada do termo Patologia, vamos entender rapidamente o que vem a ser a Manifestação Patológica.

Mais uma vez vamos fazer uma analogia com o corpo humano, e comparar uma febre com uma infecção de garganta. Bem, a infecção de garganta que é causada por bactérias, tem alguns sintomas, entre eles, a elevação da temperatura corporal (febre). Mas o que deve ser estudado e analisado para compreender sua origem, causa e efeitos? A febre ou a infecção?

E a resposta para essa pergunta é obviamente a infecção, pois ela é a doença, que tem a febre como uma manifestação. Bem, é exatamente esse mesmo conceito que levamos para a construção civil.  

"Em termos apropriados, uma manifestação patológica é a expressão resultante de um mecanismo de degradação e a patologia é uma ciência formada por um conjunto de teorias que serve para explicar o mecanismo e a causa da ocorrência de determinada manifestação patológica. Em função disso, fica claro que a patologia é um termo muito mais amplo do que manifestação patológica, uma vez que ela é a ciência que estuda e tenta explicar a ocorrência de tudo o que se relaciona com a degradação de uma edificação" (SILVA, 2011).

Como isso, podemos delimitar a manifestação patológica, como sendo o sinal ou sintoma da patologia (doença). Uma fissura não deve ser definida como uma patologia, mas sim como uma manifestação, pois o mecanismo de degradação (doença) pode ser uma flecha excessiva, um recalque de fundação, uma reação álcali-agregado, por exemplo. Dessa forma, a terapia (medidas para corrigir o problema) deve ser receitada para corrigir as causas do problema e não dos sintomas (SILVA, 2011).

Bem, espero que tenha ficado bastante claro a diferença entre os dois conceitos.

Em caso de dúvida, comente que farei o possível para responder. Para mais informações me siga no INSTAGRAM (abbas.engenharia)


FACUNDES NETO, J. C. P. Perícia de fachada em edifícios: Pintura. São Paulo: Leud, 2008.

SILVA, F. B. D. Patologia das construções: uma especialidade na engenharia civil. Techne, São Paulo, n. 174, Setembro 2011. Disponivel em: . Acesso em: 28 set 2017.

IBAPE. Norma de Inspeção Predial. Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia de São Paulo. São Paulo, 2011.

3 comentários para esse post

allana lima pereira SÃO LUIS

há 6 anos

otimo

Michell Brasília

há 6 anos

Confesso que a confusão em relação ao uso dos termos é muito grande no nosso meio. Durante minha pós graduação em engenharia diagnostica alguns professores cometiam esse equívoco e confesso que eu ficava um pouco incomodado em corrigir. Excelente analogia para explicar a diferença!!! Os sintomas são as manifestações patológicas e a Patologia são as doenças. Parabéns Yuri.

ISRAEL FREITAS DE SOUZA JÚNIOR Recife-PE

há 6 anos

Muito boa essa comparação e explicação sobre patologia e manifestação patológica de forma prática e objetiva.

Deixe seu comentário

Atendimento via Whatsapp

Para informações sobre cursos, dúvidas, e mais...

Blog

Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

O famoso recalque de fundações é assunto presente em toda conversa sobre patologia das construções,...

Continue lendo
Inspeção Predial: Tudo o que você precisa saber

Inspeção Predial: Tudo o que você precisa saber

Muito se ouve falar, mas de fator, poucos sabem o que realmente se trata e qual a importância de uma...

Continue lendo
Limitações Normativas para Dimensionamento de Vigas

Limitações Normativas para Dimensionamento de Vigas

Como dito na publicação anterior, é muito despeito achar que é possível dimensionar uma viga apenas...

Continue lendo
Vigas Retangulares Simplesmente Armadas

Vigas Retangulares Simplesmente Armadas

Depois de um período longe, voltei! Vamos falar um pouco sobre dimensionamento!!!! E após isso, na...

Continue lendo
Colapso de Marquise

Colapso de Marquise

Um elemento arquitetônico que ganhou presença maciça em meados do século XX, como composição da arqu...

Continue lendo
Umidade Ascendente em pé de Parede

Umidade Ascendente em pé de Parede

Umidade ascendente ou “mundialmente” conhecida como umidade em pé de parede é certamente uma das man...

Continue lendo
Tensões Axiais na Flexão

Tensões Axiais na Flexão

Como foi mostrado no texto anterior “Momento de Inércia”, conhecemos a equação do Momento de inércia...

Continue lendo
Momento de Inércia

Momento de Inércia

O que é o Momento de Inércia? Começarei fazendo-lhes um questionamento: O que é momento de inérc...

Continue lendo
Tensão Real

Tensão Real

Mais uma vez começaremos revisando conceitos básicos utilizando a ciência dos materiais. Mas, promet...

Continue lendo