• (98) 9118-5446
  • contato@spotcursos.com.br

Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

Blog: Patologia da Construção
Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

O famoso recalque de fundações é assunto presente em toda conversa sobre patologia das construções, afinal ele é responsável por boa parte das manifestações patológicas presentes em uma edificação.

O recalque é um termo utilizado para a movimentação dos elementos de fundações. Inicialmente é importante compreender que o recalque é inevitável, pois sempre que for adicionado um carregamento sobre o solo, ele irá adensar e, consequentemente, a fundação irá descer.

Porém, essa movimentação deve ser prevista em projeto e participar das premissas de cálculo. O chamado recalque admissível é considerado, e seus efeitos devem ser analisados para que o projeto atenda as determinações de norma.

Como o próprio nome diz, o recalque admissível é admitido e não deve prejudicar a estrutura e nem apresentar manifestações nas paredes e divisórias. A tabela abaixo mostra os parâmetros de recalque de acordo com alguns autores.

O grande problema é quando o recalque ultrapassa o limite admissível, e por conta disso, promove o surgimento de manifestações patológicas na alvenaria, ou mesmo causa danos à estrutura.

A manifestação reconhecível de ocorrência de movimento das fundações é o aparecimento de fissuras nos elementos estruturais. Toda vez que a resistência dos componentes da edificação ou conexão entre elementos for superada pelas tensões geradas por movimentação, ocorrem fissuras. (MILITITSKY, CONSOLI, SCHNAID,2015)

A principal manifestação patológica decorrente de um recalque diferencial de fundação, ou seja, quando uma das fundações se movimenta mais do que outras, é uma fissuração inclinada.

Mas cuidado! Nem toda fissura inclinada é causada por recalque de fundações, nem todo recalque causa fissuras inclinadas. Talvez esse seja um dos grandes erros cometidos por engenheiros e arquitetos, acreditarem fielmente nessa correlação entre fissuras inclinadas (comumente em 45º) e recalque de fundações

Umas das forma de identificar um recalque diferencial de fundação é pelo método da mediatriz. O professor Dickan Berberian, da Universidade de Brasília, estabeleceu esse método para verificar a o ponto de afundamento. A regra da mediatriz busca traça uma reta perpendicular no centro da fissura para apontar a origem do recalque.

Claro que somente esse método não poderá sacramentar um diagnóstico de recalque de fundação, mas já é um bom começo para a análise daquela fissura inclinada na parede.

Se tratando de estrutura de concreto armado, é fundamental verificar, com a mediatriz, se há pilar naquela região, pois caso contrário, é possível que aquela fissuração seja causada por outro motivo.

Um dos motivos mais comum de confusão é com a fissura causada pela deformação de balanço. Essa configuração estrutural pode promover uma deformação excessiva, e com isso, promover uma fissuração semelhante a uma causada por recalque diferencial. Por isso, a análise da concepção estrutural é fundamental para robustecer a investigação do recalque.

Então, o recalque de fundação é um dos grandes motivos para o surgimento de fissuras em edificações. Mas para esse diagnóstico deve ser feito uma análise profunda para não cairmos em nenhuma armadinha. Engenheiros e arquitetos devem sempre ser sépticos e duvidarem de tudo, jamais cair na falsa sensação de simplicidade em uma análise trivial.

Dessa forma, o recalque é um problema grave que pode danificar a edificação e, em alguns casos, levar ao seu desabamento. Mas com um bom diagnóstico e a técnica correta é possível reestabelecer o desempenho estrutural.

Até o próximo artigo.

1 comentário para esse post

Alexandro Trindade de Oliveira São Luís

há 3 anos

Show de bola!

Deixe seu comentário

Atendimento via Whatsapp

Para informações sobre cursos, dúvidas, e mais...

Blog

Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

Recalque de Fundações: Mecanismo e Manifestações

O famoso recalque de fundações é assunto presente em toda conversa sobre patologia das construções,...

Continue lendo
Inspeção Predial: Tudo o que você precisa saber

Inspeção Predial: Tudo o que você precisa saber

Muito se ouve falar, mas de fator, poucos sabem o que realmente se trata e qual a importância de uma...

Continue lendo
Limitações Normativas para Dimensionamento de Vigas

Limitações Normativas para Dimensionamento de Vigas

Como dito na publicação anterior, é muito despeito achar que é possível dimensionar uma viga apenas...

Continue lendo
Vigas Retangulares Simplesmente Armadas

Vigas Retangulares Simplesmente Armadas

Depois de um período longe, voltei! Vamos falar um pouco sobre dimensionamento!!!! E após isso, na...

Continue lendo
Colapso de Marquise

Colapso de Marquise

Um elemento arquitetônico que ganhou presença maciça em meados do século XX, como composição da arqu...

Continue lendo
Umidade Ascendente em pé de Parede

Umidade Ascendente em pé de Parede

Umidade ascendente ou “mundialmente” conhecida como umidade em pé de parede é certamente uma das man...

Continue lendo
Tensões Axiais na Flexão

Tensões Axiais na Flexão

Como foi mostrado no texto anterior “Momento de Inércia”, conhecemos a equação do Momento de inércia...

Continue lendo
Momento de Inércia

Momento de Inércia

O que é o Momento de Inércia? Começarei fazendo-lhes um questionamento: O que é momento de inérc...

Continue lendo
Tensão Real

Tensão Real

Mais uma vez começaremos revisando conceitos básicos utilizando a ciência dos materiais. Mas, promet...

Continue lendo